Menu

Botox, Progressiva ou Selagem?

Oi meninas! Quanto tempo que eu não posto aqui né?! É que anda meio corrido eu tentando conciliar o trabalho com a faculdade e tal.. Mas ultimamente esse assunto tem sido tão falado que resolvi falar a respeito..
Botox, Progressiva ou Selagem?

ou
 



                                                                   Botox
Como todo mundo sabe o quanto eu gosto de cabelo e estudo para entender eles, muitas pessoas vêem me perguntar sobre isso. Então, o Botox Capilar é uma regeneração intercelular no cabelo (oi? oque é isso?) é um produto, um tratamento que é aplicado dentro do cabelo, diferente de hidratação e progressiva o botox é um tratamento, ele carrega o cabelo com aminoácidos, queratina , células desenvolvidas pela Loreal, e tudo o que um cabelo precisa para ficar saudável.  Aqueles cabelos elásticos, quebradiços, secos.. Esses são os que precisam do botox! O contrário não ah necessidade da aplicação, pois pode sobre carregar o fio, deixando os cabelos oleosos e pesados.
Uma dica esperta pra vocês não serem enganadas, o Botox é aplicado com uma siringa e o nome dele é FiberCeutic da Loreal..  (uma dica é sempre que for fazer o tal Botox, é pedir pra ver a siringa.)
Qualquer coisa diferente disso é FAKE!


Veja as pontas de um cabelo em um antes e depois de Botox:




                              Progressiva:

São diversas as opções de escova progressiva. Diferente do Botox, existem varias linhas e tipos, ela age na cuticula do cabelo, especificamente do lado de fora, que nem uma hidratação, mas ela meio que plastifica os fios.. Tem a de morango, chocolate, mel, marroquina, de leite, de frutas e dúvidas a respeito da real diferença entre elas e como escolher a mais adequada também não faltam. Além disso, o principal elemento químico da maioria das progressivas - o ácido fórmico ou formol - é fiscalizado pela Agência de Vigilância Sanitária, a Anvisa. Em excesso nas fórmulas, eles provocam desde queda de cabelo, intoxicação e até queimaduras no couro cabeludo. Por isso, é necessário cautela para escolher o melhor tipo de progressiva para o cabelo.
Vou colocar 10 perguntas que eu separei que tem sido feitas no salão..

1- A escova progressiva economiza mesmo tempo em frente ao espelho? 
O principal objetivo do tratamento é alisar os fios e reduzir o volume. Além disso, ela oferece uma praticidade mais duradoura do que outros tratamentos com a mesma finalidade. O método chega a durar até quatro meses nos fios. Depois desse tempo, o cabelo já cresceu o suficiente para o volume da raiz começar a incomodar novamente. Ao realizarem a progressiva, as mulheres, que antes gastavam muito tempo arrumando o cabelo, só precisam de alguns minutos para finalização. Um pouco de ar quente do secador já ajuda a moldar o cabelo pós-progressiva. 
2- O procedimento é indicado para qualquer tipo de cabelo? 
Não. Ela é indicada para cabelos crespos e volumosos, mas é desaconselhável para cabelos afro, que tem fios porosos. O que costuma acontecer é que, geralmente, o cabelo crespo (bem espiral) tem um número menor de cutículas (escamas) e o produto acaba fixando menos. Quando o procedimento de selagem é feito nesse cabelo afro, os fios ficam mais grossos. Além disso, o procedimento é vetado para as crianças. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proíbe a aplicação de produtos químicos em crianças. Mas, mesmo assim, alguns profissionais aceitam fazer progressiva em crianças, apesar de saberem o risco do procedimento e as mudanças pelas quais a estrutura capilar de uma criança passa. 
3- Cabelos danificados podem fazer progressiva? 
O mais importante é fazer uma análise dos fios com um profissional especializado (EU) hahahaha. Se os fios estiverem fragilizados e quebradiços, é importante recuperá-los antes de agredi-los novamente com mais química. O procedimento mais aconselhável é o botox e não uma hidratação qualquer. Nesse caso, as cauterizações devem ser evitadas, pois geralmente elas têm um creme reestruturador muito forte que acaba deixando o fio selado e brilhante, mas não tratado.
4- As mulheres que já têm algum tipo de química no cabelo podem fazer a progressiva? 
Depende. Nos cabelos tingidos ou com mechas, pode-se fazer a progressiva. Dependendo do caso a tintura e a progressiva podem ser realizadas no mesmo dia, mas tem que ter o aval de um profissional qualificado. Além disso, os cabelos que passaram por um procedimento recente de relaxamento, devem esperar uma semana, no mínimo, até o cabelo estar preparado para um novo procedimento capilar. 
5- Cabelos sem química não se beneficiam tanto quanto os tingidos da progressiva? 
É verdade. O cabelo "virgem" não tem um bom resultado com a progressiva. Geralmente, os cabelos sem química têm fibras de queratina em perfeito estado, sem fissuras ou aberturas. Então, o produto da progressiva tem uma maior dificuldade de penetrar no fio e fazer efeito.Para atingir o resultado esperado, alguns profissionais realizam algum procedimento químico, como uma tintura ou um relaxamento, antes de fazer a escova progressiva.
6- A (Anvisa) recebe várias denúncias a respeito de salões que utilizam formol. Qual o limite permitido? Quais os riscos do formol? 
O limite máximo permitido nas fórmulas dos produtos é de 0,2 %. O formol pode acelerar a queda de cabelo, causar coceiras, descamação do couro cabeludo e problemas respiratórios. Sem contar a estrutura do cabelo, que sofre muito mais danos, com os fios ficando sem flexibilidade e se partindo. Quando isso acontece, o aspecto é de muito fios mais curtos em torno da cabeça, ao lado das têmporas, como se fossem fios novos, mas que são, na verdade, o cabelo que foi danificado pelo excesso de química. Fora que depois de alguns anos ele pode desenvolver o cancêr em qualquer uma das pessoas.. 
7- Como saber se o produto usado tem formol além do permitido em sua composição? 
O cheiro forte e peculiar do formol é a melhor maneira de saber. Outra forma é pedir para verificar a embalagem e se estiver escrito "Formaldeído" ou "Poliformol" e variantes quer dizer que existe a presença desse hipermeabilizante. As indústrias químicas tentam de todo jeito alterar o nome dele nas embalagens para ficar mais difícil de entender e localizar o elemento, mas com um pouco de atenção é possível constatar a presença de formol. Fiscalize o rótulo e verifique as quantidades de formol , que deve ser de 0,2% na composição. 
8- O formol tem substitutos mais "amigáveis"? Eles prejudicam o cabelo de alguma forma?
 Existem dois substitutos para o formol: o Tioglicolato de Amônio e a Etalonamina que é uma "prima" da amônia só que mais potente. Ambos não prejudicam o cabelo como o formol. O cabelo é regido por um pH, quando ele está ácido as escamas ficam fechadas e quando ele está alcalino as escamas ficam abertas. No procedimento da progressiva, um xampu de limpeza profunda é utilizado para abrir as escamas capilares, retirar os sais minerais e deixar o formol atuar, quebrando as cadeias e fibras internas dos fios e diminuindo o volume do cabelo. No entanto, as duas substâncias substitutas do formol não danificam o cabelo e não retiram moléculas da medula do fio. Elas apenas confundem as cadeias e fibras internas fazendo com que o cabelo perca a identidade e assim, podendo ser moldado com aspecto liso ou cacheado.  
10- Como fazer para o resultado da progressiva ficar mais natural e não tão escorrido? 
Não tem como regular a intensidade da progressiva, porque a progressiva não funciona como os alisamentos tradicionais que possuem diferentes forças. Até 2001, quem queria alisar recorria aos alisamentos ou relaxamentos, sendo que os alisamentos são indicados em diferentes níveis, dependendo da estrutura do cabelo. Com o surgimento da progressiva, as mulheres ficaram ávidas atrás do cabelo ultraliso, mas esse liso natural, com balanço e pontinhas modeladas, não é o resultado alcançado com a progressiva. 





"Liso natural, com balanço e pontinhas modeladas, não é o resultado alcançado com a progressiva" 


                                   Selagem

E por ultimo a minha favorita! A Selagem, todas as minhas amigas e clientes sabem o quanto eu prefiro ela do que a progressiva, sabe porque? Porque eu gosto do cabelo liso natural, e não do liso "alisado". A selagem é o único tratamento que me permite isso e além de tudo não tem o FORMOL, o carinha que prejudica a nossa saúde! A Selagem usa a alta temperatura da prancha para alisar o cabelo, sendo combinada aos produtos de hidratação. A técnica é uma das principais formas de alisar as madeixas sem afetar a fibra capilar, agindo com função hidratante e pouca química. Para recuperar a saúde e beleza dos fios, esse alisamento aposta na combinação de Colágeno e Silicone. Muitos confundem Selagem Térmica com Escova Progressiva, mas na verdade são dois procedimentos bem diferentes. Ambos agem sobre os cabelos e provocam resultados semelhantes visualmente falando, mas a composição dos produtos não é a mesma. O alisamento com Selagem Térmica tem como principal objetivo hidratar os fios, recuperando a beleza e naturalidade dos cabelos. Já a Escova Progressiva conta com produtos mais fortes (formol).
Ou seja, a selagem alisa, mas um liso natural, não tem formol e trata bem mais o cabelo do que a escova progressiva! 

Um cabelo antes e depois da selagem, reparem o liso bem natural, e o brilho do cabelo.



È isso meninas, qualquer coisa me perguntem ta? 
Beijinhos da Mandi ♥ 





30 comentários:

  1. Amanda li seu post hj através de uma busca no Google. Vc continua sendo adepta da selagem? Acha q a longo prazo danifica os cabelos? Meu cabelo eh levemente ondulado mas com bastante volume. Já fiz plástica de fios e progressiva mas já faz uns seis meses q parei pq achei q estava danificando muito meu cabelo. Estou procurando algo q alise mas q na danifique. Poderia me dizer se a selagem eh indicada pra mim? Ah como vc eu gosto das pontas modeladas pq meu cabelo eh repicado. E qual a marca/ marcas de selagem q vc recomenda? Obrigada e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Qual selagem vc recomenda.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sou a Amanda, mas posso responder sua pergunta. Eu faço selagem, e recomendo a EXXA MARROQUINA da SALON LINE ( não contêm formol ) , ela deixa meus cabelos hidratatos e com um balanço natural. Aqui é o link de produtos que a ANVISA aprova e que não aprova . Beijos !!

      Excluir
  3. Qual selagem vc recomenda.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Qual selagem vc recomenda.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Qual melhor marca para selagem e alisa os fios rebeldes.em quanto tempo devo passar novamente.

    ResponderExcluir
  6. Linda eu to em duvida em fazer botox ou selagem, eu fazia progressiva, so que meu cabelo fica pouquinho, agr quero alisar so q quero que ele fique muito ou cheio sabe, e nao com a aquela aparencia d pouco. Me ajuda ae ;)

    ResponderExcluir
  7. Olá meu cabelo é longo, a raiz é ondulada e o resto do cabelo liso. Qual seria a melhor opção para mim Botox ou selagem ?

    ResponderExcluir
  8. Olá, reforço as duas últimas perguntas: qual é bem a diferença entre botox e selagem, qual você acha melhor? Pelas explicações em geral, parecem a mesma coisa.
    Obrigada :)

    ResponderExcluir
  9. Essas explicações me ajudaram a fazer a escolha certa, adorei o texto. Vou fazer a selagem. Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Essas explicações me ajudaram a fazer a escolha certa, adorei o texto. Vou fazer a selagem. Obrigado

    ResponderExcluir
  11. Posso usar os dois o botox e a selagem intercalados .

    ResponderExcluir
  12. Posso usar os dois o botox e a selagem intercalados .

    ResponderExcluir
  13. BIANCA ALBURQUEQUE,qual selagem vc indicaria?

    ResponderExcluir
  14. Escova botox ou botox capilar da câncer?

    ResponderExcluir
  15. Escova botox ou botox capilar da câncer?

    ResponderExcluir
  16. Faz mais ou menos dez meses que fiz selagem com formol..mas agora comprei um creme botox, eu posso passar no cabelo todo ou so ate aonde ele nao tem selagem? A marca e Botox Probelle...abraçoss

    ResponderExcluir
  17. Faz mais ou menos dez meses que fiz selagem com formol..mas agora comprei um creme botox, eu posso passar no cabelo todo ou so ate aonde ele nao tem selagem? A marca e Botox Probelle...abraçoss

    ResponderExcluir
  18. Fazem 6 meses que fiz botox, ele dura no meu cabelo no maximo 2 meses, não faço a sequencia exata da aplicação do produto (não escovo, somente seco e passo a prancha em torno de 6 vezes na mesma mecha, pois não quero o efeito super liso, apenas abaixar volume, frizz e tirar um pouco as ondulações). A selagem me daria o mesmo efeito? Quanto tempo ela dura nos cabelos, qual marca de botox e selagem vc recomenda? Obrigada

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Boa Noite, recomendo o produto BOTOX DONA BELLA PREMIM, deixa o cabelo brilho, macio e com efeito liso.

    JANAINA/SANTOS/SP

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Amanda, boa noite.
    Estou numa tremenda dúvida kkkkk
    Quero fazer a progressiva, pq dura três meses e o efeito nos cabelos das minhas amigas me agradou... Mas tô pensando no botox capilar pq parece ser mas saudável.
    Só que, meu cabelo não é liso mas é super fininho, oleoso e tem pouquíssimo volume.
    Estou perdida agora, quero fazer algo nele e não sei o que. Pq ele molhado fica meio ondulado quase cacheado... Queria ele com o efeito liso mas sem ficar mas pouquinho do que já é. Me ajuda a tirá essa dúvida.

    ResponderExcluir
  23. Oiee
    Eu tô querendo fazer uma selagem, porém meu cabelo está repicado. Você acha que fica bom? Não vai ficar estranho?
    Bjuss

    ResponderExcluir
  24. Oiee
    Eu tô querendo fazer uma selagem, porém meu cabelo está repicado. Você acha que fica bom? Não vai ficar estranho?
    Bjuss

    ResponderExcluir
  25. Oii, quanto tempo demora pra fazer cada um deles? Qual o mais rapido e quanto tempo demora?

    ResponderExcluir
  26. Oi gostaria de saber se caso fizer uma mistura de 75ml de marroquina cm 75ml de selagem fica um liso melhor
    Indicado pela mistura como se fosse uma semi definitiva
    Oq vc acha???????

    ResponderExcluir
  27. Amanda tem dez meses que usei amônia e a 4 meses passei botox tem problema eu passar selagem e qual tipo de selagem vc me indica

    ResponderExcluir
  28. Meu cabelo é muito cacheado,e decidir que quero deixar ele liso!qual o primeiro procedimento que devo fazer selagem,proguessiva,botox?

    ResponderExcluir